No primeiro dos dois amistosos que vai disputar em solo africano antes da Copa de 2010, a seleção brasileira venceu o Zimbábue por 3 a 0. A partida, no entanto, não foi tão fácil quanto deveria. Falhas da defesa brasileira, entradas duras dos africanos e o goleiro Júlio Cesar pedindo para sair na metade do primeiro tempo foram as maiores preocupações da torcida do Brasil.
Antes mesmo do início da partida, dois fatos reacenderam a polêmica sobre o amistoso contra o Zimbábue. Primeiro uma orquestra zimbabuana tocou o hino nacional brasileiro errado, causando constrangimentos para os jogadores enfileirados em campo. Além disso, como já era de se esperar, o ditador Robert Mugabe se aproveitou do amistoso para fazer seu marketing: foi a campo cumprimentar e tirar fotos com os jogadores brasileiros.
O jogo começou fraco. Apoiados pelo estádio cheio, os africanos pareciam mais dispostos e entraram duro nos brasileiros, com carrinhos, divididas e encontrões perigosos. Robinho foi um dos que levou pancada e teve que ser segurado para não partir para cima do zagueiro zimbabuano.
Por volta dos 20 minutos a primeira finalização do jogo. Depois de uma falha da defesa brasileira, a bola sobrou no pé de Karuru, que, para sorte da torcida brasileira, conseguiu errar o gol mesmo sem goleiro.
Na sequência do lance perigoso, mais um susto para a torcida brasileira: Julio Cesar pediu para sair e Dunga não arriscou, logo substituiu o goleiro titular do Brasil por Gomes.
O segundo goleiro brasileiro já entrou trabalhando. Aos 25 minutos, Knowledge Musona mandou na trave. Dois minutos depois, em outra falha da defesa, o mesmo jogador chegou antes dos zagueiros para cabecear a bola lançada por Mapemba. Gomes defendeu.
A seleção brasileira só começou a melhorar por volta dos 35 minutos, quando Maicon mandou uma bomba de fora da área para a defesa do goleiro Sibanda. Logo em seguida teve finalização de Robinho para fora e jogada de Luis Fabiano, que foi derrubado próximo a grande área dos africanos aos 40 minutos. Michel Bastos cobrou a falta e fez a bola voar a quase 140 Km/h para o ângulo do Zimbábue. Brasil 1 a 0.
Menos de 3 minutos depois o Brasil saiu em um contra-ataque. Maicon lançou nos pés de Robinho, que tirou do goleiro, ficou livre e converteu. Placar do primeiro tempo: Brasil 2 x 0 Zimbábue.
No segundo tempo, Dunga substituiu Lúcio por Luisão, Maicon por Daniel Alves e Kaká por Julio Baptista.
Aos 10 minutos da segunda etapa, Julio Baptista tabelou com Daniel Alves, que ficou na cara do gol e rolou para Elano, que livre converteu.
Depois disso o jogo foi bem morno. Teve um lance que ofereceu perigo ao gol de Sibanda: uma cobrança de falta de Daniel Alves que foi espalmada pelo goleiro do Zimbábue. Mas o placar estava realmente definido: Brasil 3 x 0 Zimbábue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário