Em 2010 ocorre a 19ª edição do maior evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo de Futebol. O torneio de futebol masculino, organizado a cada quatro anos pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), ocorrerá pela primeira vez no continente africano. Entre 11 de junho e 11 de julho a África do Sul sediará a maior festa do futebol mundial.
Depois de muitos confrontos e torneios eliminatórios, 32 países se qualificaram. Cada um leva para a Copa do Mundo a seleção de seus melhores jogadores. Isso torna a Copa do Mundo de Futebol um evento único, que atrai atenção do mundo inteiro, pois lá sempre estarão em campo muitos dos melhores jogadores de futebol da atualidade.
O torneio ocorre em duas fases. Na primeira as seleções de futebol foram divididas (por sorteio) em 8 grupos. Para cada grupo ocorre 6 partidas, ou seja, todos jogam contra todos dentro do grupo. Esta fase é classificatória. Os dois melhores passam para a próxima.
A segunda fase da Copa do Mundo é eliminatória. Nela as seleções duelam em 4 rodadas: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Nas oitavas cada partida é disputada entre o primeiro colocado de um grupo e o segundo de outro. Desta forma só haverá duelo repetido se dois países do mesmo grupo forem para a rodada final. Aliás, na segunda fase quem perde saí, exceto na rodada semifinal, quando os perdedores disputam uma partida final para decidir o terceiro lugar do campeonato.
A Copa da África
A África do Sul foi escolhida para sediar a Copa do Mundo em 15 de maio de 2004. A vitória contra Marrocos e Egito naquele dia em Zurique foi apenas a primeira de muitas que viriam. Durante esses 6 anos muito se questionou sobre a capacidade da África do Sul sediar um evento deste porte.
Embora alguns poucos temores tenham sido fundamentados em atrasos de obras e até em uma greve de funcionários da construção civil, a maioria era fruto do esteriótipo associado ao continente africano. Fundamentados na ignorância que unifica todo um continente em imagens de miséria e guerras.
Mas a África do Sul lutou e venceu. Venceu por encarar o desafio. Por não ter ocultado suas dificuldades, por não ter escondido seus problemas. Venceu pela alegria de seu povo e pela coragem de todo um continente. Venceu porque essa não é a Copa da África do Sul, essa é a Copa da África.
Bilhões de dólares foram investidos em infraestrutura. Dez belíssimos estádios estão prontos, metade construídos do zero. Obras em todas as cidades sedes da Copa. Tudo muito bom e pronto para receber os astros do futebol.
Esta Copa será diferente. Não só por ser a mais popular edição do torneio – mais acessível a população local –, mas porque o sentimento dos anfitriões será diferente. Um sentimento de orgulho, de dever cumprido. Um desejo de que em 2010 os esteriótipos sejam deixados de lado e de que no futuro os preconceitos deem lugar a oportunidades.
Esta será a Copa da África, um continente que ainda não conhecemos. Seja bem-vindo e prepare-se: as vuvuzelas vieram para ficar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário