Cidades-sede da Copa do Mundo 2010

Sempre que um país é escolhido para sediar a Copa do Mundo algumas cidades são definidas como subsedes do torneio. Essas cidades-sede da Copa apresentam seus projetos de estádios e infraestrutura para receber o mundial e de acordo com isso a FIFA distribui os jogos do torneio entre elas.

Na África do Sul, que sedia a Copa de 2010, as cidades-sede são:

  • Cidade do Cabo;
  • Durban;
  • Johanesburgo;
  • Mangaung / Bloemfontein;
  • Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth;
  • Nelspruit;
  • Polokwane;
  • Rustenburgo; e,
  • Tshwane/Pretória.

Cidade do Cabo

Segunda maior cidade da África do Sul, a Cidade do Cabo está localizada no sudoeste do país. Além de ser um pólo comercial e industrial, e contar com um porto muito importante, a cidade é a capital legislativa sul-africana, onde está localizado o Parlamento Nacional.

Aos pés da Montanha da Mesa e rodeada pelo oceano, a Cidade do Cabo destaca-se também como destino turístico.

Lá os jogos acontecerão no Estádio Green Point, uma belíssima arena multiuso construída às margens do oceano. Com capacidade para 66.005 pessoas, o estádio receberá 8 partidas do mundial, incluindo uma das semifinais.

Durban

Durban é a terceira maior cidade da África do Sul em número de habitantes. Localizada na costa do Oceano Índico, a cidade possui o porto mais movimentado da África e um importante setor industrial.

Assim como a Cidade do Cabo, Durban também é um conhecido destino turístico. Entre os destinos turísticos estão belas praias, o maior parque temático marinho do continente e a “milha dourada” (quatro quilômetros de calçadões beira-mar, restaurantes e muitas outras opções).

Lá os jogos ocorrerão no Estádio Moses Mabhida, com capacidade para 69.957 pessoas. Esta arena, de bela arquitetura, também é nova e receberá sete jogos, incluindo uma semifinal.

Johanesburgo

Johanesburgo é a maior cidade da África do Sul, quarta maior do continente africano. É o centro empresarial sul-africano e sede da Corte Constitucional do país.

A cidade é um caldeirão de diversidade cultural. Local em que se mistura povos de um continente inteiro. Possui grande importância histórica e cultural. E, apesar de ser uma metrópole, Johanesburgo possui mais de dois mil parques, o que dá um aspecto mais verde a cidade.

Lá as partidas se dividirão em dois estádios: Estádio Ellis Park e Estádio Soccer City.

O Ellis Park foi reformado e teve sua capacidade ampliada. Vai 7 partidas. Os brasileiros, que jogarão lá no dia 15 de junho, já conhecem o estádio, pois foi lá que venceram a Copa das Confederações contra os EUA em 2009.

O Soccer City foi reconstruído especialmente para a Copa. É um belíssimo estádio que promete ser o centro das atenções durante o mundial da FIFA. Vai receber 8 partidas, incluindo a abertura e a grande final da Copa do Mundo.

Mangaung / Bloemfontein

Localizada na região central da África do Sul, Bloemfontein é sexta maior cidade do país. Sede da suprema corte sul-africana, a cidade é a capital judiciária da nação africana.

O nome Bloemfontein significa “fonte das flores” em africâner. Já em Sesotho – outra língua oficial do país – o nome é Mangaung, que significa “lugar dos guepardos”.

O Estádio Free State, reformado e ampliado, receberá 6 partidas da Copa.

Nelson Mandela Bay / Port Elizabeth

Port Elizabeth é um importante porto marinho sul-africano. Localizada ao sul, na província de Eastern Cape, a cidade faz parte da região metropolitana chamada Nelson Mandela Bay, em homenagem ao grande estadista Nelson Rolihlahla Mandela, que nasceu na província e é um ícone do país.

Nelson Mandela Bay é o quinto maior município da África do Sul em população e o segundo em território. Sua economia é baseada na indústria automobilística.

No Estádio Nelson Mandela Bay, recém-construído às margens do Lago North End, serão realizados 8 jogos da Copa, incluindo a disputa final pelo terceiro lugar.

Nelspruit

Situada na região nordeste da África do Sul, 330 Km a leste de Johannesburgo e a 100 Km da fronteira com Moçambique, Nelspruit é uma região de reservas naturais, conhecida como “Capital Selvagem da África”, principalmente por causa do famoso Parque Nacional de Kruger.

No Estádio Mbombela, um dos cinco construídos especialmente para a Copa do Mundo 2010, serão realizados 4 jogos da primeira fase do torneio.

Mbombela significa “muita gente reunida em um pequeno espaço” na língua suázi – mais uma das 11 línguas oficiais do país – e é o nome da municipalidade que abrange Nelspruit.

Polokwane

Polokwane é capital da província de Limpopo, que faz fronteira da África do Sul com Moçambique, Zimbabué e Botsuana.

O Baobá – árvore símbolo da região – foi lembrado na arquitetura do Estádio Peter Mokaba, que em cada canto tem uma grande estrutura (com arquitetura inspirada na árvore) sustentando a cobertura. O estádio foi batizado em homenagem a Peter Mokaba, ilustre militante contra o regime do apartheid.

Lá serão realizados 4 partidas da primeira fase da Copa.

Rustenburgo

Situada na base da cadeia de montanhas de Magaliesberg, na província Noroeste, está a cidade de Rustenburgo. A região é responsável por 70% da platina do mundo. Também é cercada de terras férteis, onde é cultivado frutas cítricas, dentre outras coisas.

A apenas 30 Km de Rustenburgo está o Sun City, considerado por muitos o principal resort da África. Possui um grande complexo de hotelaria, parque aquático e diversas opções de entretenimento, incluindo passeio de balões.

Na cidade fica o Estádio Royal Bafokeng, que foi reformado para a Copa do Mundo e receberá 6 duelos.

Tshwane/Pretória

Pretória é a capital executiva da África do Sul. A cidade faz parte da municipalidade metropolitana de Tshwane.

Pretória foi palco de importantes momentos da história da África do Sul e é um importante centro cultural do país.

O Estádio Loftus Versfeld, que fica no coração da cidade, vai sediar 6 partidas. Esse é o estádio mais antigo da Copa, sediando eventos esportivos desde 1903. Passou por inúmeras reformas ao longo de sua existência e atualmente tem capacidade para 49.365 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário