Jabulani: Bola Oficial da Copa do Mundo 2010

No evento de sorteio dos grupos da Copa, em 4 de dezembro de 2009 na Cidade do Cabo, a bela atriz sul-africana Charlize Theron apresentou ao mundo Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Jabulani na língua zulu significa celebrar e a bola oficial feita pela Adidas para o Copa 2010 tem 11 cores justamente para celebrar. Esta é 11ª bola produzida pela Adidas para a Copa do Mundo.

Além disso, 11 é o número de jogadores em campo, 11 são as línguas oficiais da África do Sul e 11 são as comunidades sul-africanas que unidas receberão pela primeira vez no continente a Copa do Mundo de Futebol.

Os quatro elementos triangulares desenhados no fundo branco "empregam na bola uma aparência única do espírito africano". As cores presentes nos elementos, assim como a fachada do Estádio Soccer City capturam o colorido da África. E, para a Adidas elas representam a "grande diversidade da África do Sul em uma união harmoniosa".

Tecnologia da bola Jabulani

De acordo com a divulgação, a Jabulani trouxe importantes avanços tecnológicos. Diferente das bolas anteriores, feitas a partir de gomos planos, a Adidas Jabulani é formada por apenas oito painéis 3D que ao serem unidos termicamente dão à bola o formato mais esférico já visto no futebol.

Os "aero grooves", pequenos ranhuras na superfície da bola proporcionam uma ótima aerodinâmica, tornando a Jabulani uma bola de voo sem igual e extremamente estável. Além disso proporcionam aderência sob qualquer condição de tempo.

Segundo a Adidas testes comparativos na Loughborough University e inúmeros controles em túneis de vento e no laboratório de futebol da empresa comprovaram a superioridade da Jabulani.

Como é produzida a Adidas Jabulani

Como comprar a Adidas Jabulani

A bola oficial da Copa do Mundo 2010 já está a venda e pode ser encontrada nas melhores lojas de esporte e na Internet. Mas é preciso tomar cuidado para saber o que você quer e o que você está comprando.

Além do modelo oficial da Copa do Mundo, a Adidas também lançou outras versões, incluindo uma réplica, que apesar de ter qualidade e também seguir padrões da FIFA não dispõe da mesma tecnologia encontrada no modelo de bola oficial.

Eu vi algumas lojas na Internet vendendo a réplica mas exibindo fotos da versão oficial. Portanto tomem cuidado, pois há versões inclusive com coloração diferente. Recomendo que verifiquem os modelos no site da Adidas antes de comprar.

A bola da Copa, Adidas Jabulani, é boa?

Eu não posso atestar a qualidade técnica da bola. Entretanto, a Adidas divulgou que a bola foi testada e aprovada por vários craques, incluindo o brasileiro Kaká.

O que posso dizer é que gostei do desenho e achei muito mais bonita que a Kopanya, feita para a Copa das Confederações 2009. E você? O que achou?

2 comentários:

Unknown disse...

Comprei a bola. Aliaz meu irmao aqui nos USA. Eh uma joia. Linda. Quer saber, la no centro dentro da Adidas a bola oficial fica protegida por um vidro. Voce soh pode toca-la se comprar. Bola linda demais. Boa demais. E aparentemente com melhor atrito para se agarrar e melhor de controle, porque tem ranhuras na superfice que serve como amortecedor e micro garras. OS FAMOSOS CHOGADORES com chances grandes de nao entender de fisica, falam cada bobagem que ate doi.

Anônimo disse...

Concordo com você Gabriela. Esses jogadores que ficam reclamando da bola ainda não entenderam que o propósito da nova bola é realmente ser mais aerodinâmica, ter mais aderência, etc.

Eu vi jogadores reclamando que a bola voa demais. Vê se pode?! É claro que tem um período de adaptação; não adianta colocar a mesma força que se colocaria em uma bola de couro e esperar que as duas façam o mesmo trajeto.

Postar um comentário