Lista de convocados da Coreia do Sul

O técnico Huh Jung-Moo definiu a lista dos 23 jogadores que defenderão a Coreia do Sul na Copa da África. Antes de divulgar a lista o treinador teve que fazer uma alteração inesperada depois que Kwak Tae-Hwi se lesionou no amistoso contra a Bielorrússia. Kang Min-Soo foi convocado para o lugar do zagueiro.

Lista de convocados do México

O México divulgou a lista definitiva dos 23 convocados para defender o país na Copa do Mundo de 2010. O técnico Javier Aguirre cortou Jonathan dos Santos, irmão do craque da seleção mexicana Giovani dos Santos.

Lista de convocados da Nigéria

A Nigéria anunciou a lista de convocados para defender sua seleção na Copa do Mundo 2010. Entre os 23 jogadores está o nome do meia do Chelsea, John Obi Mikel, apesar dele estar se recuperando de uma cirurgia no joelho.

Convocação da seleção de Gana

Os 23 jogadores convocados para defender a seleção de Gana na Copa do Mundo 2010 já estão definidos. A lista de convocação do técnico Milovan Rajevac inclui o meia Kevin Boateng, mesmo com toda a polêmica e o receio de represálias.

Lista de convocação do Uruguai

Oscar Tabárez, técnico da seleção de futebol do Uruguai, definiu a lista de jogadores convocados para defender o país na Copa do Mundo de 2010. Entre os 23 homens, pelo menos 2 são figuras bem conhecidas da torcida brasileira: Diego Lugano, que já defendeu o São Paulo, e Sebastián "Loco" Abreu, atacante do Botafogo.

Seleção realiza primeiras atividades na África

A seleção brasileira já realizou as primeiras atividades no país da Copa do Mundo 2010. Nesta manhã os jogadores tiveram o primeiro treino com bola.

Amistoso: Honduras vs Bielorrússia

Sem mostrar um bom futebol, a seleção de Honduras empatou em 2 a 2 com a Bielorrússia. O hondurenho César León marcou aos 25 minutos o único gol do primeiro tempo. Na segunda etapa, a Bielorrússia empatou aos 11 minutos e virou aos 15, com gols de Anton Putilo. A seleção hondurenha voltou a marcar com Georgie Welcome, aos 26 minutos.

Amistoso: Dinamarca vs Senegal

No último amistoso antes de embarcar para a terra da Copa do Mundo 2010, a seleção da Dinamarca venceu a seleção do Senegal por 2 a 0. Os gols foram marcados por Christian Poulsen, no primeiro tempo, e Thomas Enevoldsen, no segundo.

O Senegal não se classificou para esta Copa do Mundo. Já a Dinamarca está no Grupo E, ao lado de Gana, Holanda e Japão.

Amistoso: África do Sul vs Colômbia

Na sua primeira partida no estádio Soccer City, em Johannesburgo, a seleção sul-africana venceu a seleção colombiana por 2 a 1. Todos os gols da partida foram de pênaltis, o que fez pouca diferença para a torcida, que vibrou mesmo foi com a participação dos ídolos McCarthy e Pienaar.

Confirmado amistosos da seleção brasileira

A CBF confirmou nesta quinta-feira os dois amistosos da seleção brasileira antes da Copa do Mundo 2010. Conforme esperado, os jogos-treino serão contra as fracas seleções do Zimbábue e da Tanzânia.

Seleção da Colômbia roubada

A duas semanas da Copa do Mundo, a seleção da Colômbia foi roubada na África do Sul. O equivalente a quase 5 mil reais foi levado de jogadores.

Lista de convocados da Holanda

A Holanda, do técnico Bert van Marwijk, divulgou a lista de jogadores convocados para a Copa do Mundo 2010. A seleção disputa a primeira fase do Mundial no Grupo E, com Camarões, Dinamarca e Japão.

Seleção Brasileira está na África

Após mais de 8 horas de vôo entre Brasília e Joanesburgo, a delegação brasileira desembarcou na África do Sul às 7h20 (horário local) desta quinta-feira.

Amistoso: Chile vs Zâmbia

Em amistoso pré-Copa 2010 na cidade de Calama, no Chile, a seleção sul-americana venceu a seleção da Zâmbia por 3 a 0 na noite dessa quarta-feira.

Amistoso: Uruguai vs Israel

Nesta quarta-feira o Uruguai recebeu em Montevidéu a seleção de Israel para um treinamento amistoso. No estádio Centenário, diante da torcida, a seleção uruguaia goleou por 4 a 1 os israelenses.

Amistoso: França vs Costa Rica

Sem demonstrar qualquer superioridade, a França venceu por 2 a 1 a Costa Rica, que sequer vai à Copa do Mundo 2010. O amistoso foi no Estádio Félix Bollaert em Lens, na França.

A seleção da Costa Rica saiu na frente com gol Hernandez, aos 11 minutos. O empate veio aos 22 com Sequeira. E aos 38 minutos do segundo tempo Valbuena definiu o placar: França 2 x 1 Costa Rica.

Seleção brasileira rumo à África

O avião da seleção brasileira já embarcou rumo à África do Sul. Antes a delegação foi recebida por Lula na capital federal.

Amistoso: México vs Holanda

Após perder por 3 a 1 para os ingleses na última segunda-feira, o México enfrentou a Holanda nesta quarta-feira em Freiburg, na Alemanha.

EUA define lista de convocados

Após perder o amistoso com a República Tcheca em casa, por 4 a 2, o técnico dos Estados Unidos defeiniu os 23 nomes que defenderão o país na Copa do Mundo 2010.

Sexo liberado para os argentinos

A seleção de Diego Maradona tem se mostrado bem liberal nesta Copa do Mundo. Desta vez foi o médico da seleção argentina, Donato Villani, o responsável por dar uma forçinha para os jogadores liberando o sexo durante a concentração.

Primeira seleção chega na África do Sul

A primeira seleção estrangeira já está mo país da Copa do Mundo 2010. Seguindo o cronograma de desembarque das seleções na África do Sul, a delegação da Austrália foi a primeira a pisar em solo sul-africano.

Seleção embarcou para Brasília

A seleção brasileira de futebol já embarcou para Brasília. Por volta de 12h30 os jogadores passaram pelo saguão do aeroporto Afonso Pena, onde centenas de torcedores festejavam.

Maradona ficará pelado

O rei das polêmicas e técnico da Argentina, Diego Maradona, causou mais uma vez. O argentino declarou que ficará pelado no Obelisco — importante monumento no centro de Buenos Aires — se a sua seleção vencer a Copa do Mundo 2010. Resta saber se ele disse isso para incentivar seus jogadores ou porque sabe que não vai ganhar :P.

Kaká treinou sozinho nesta manhã

Após o primeiro treino com os companheiros de seleção na tarde de ontem, Kaká voltou a fazer treinamentos físicos na manhã desta quarta-feira.

Amistoso: Coreia do Norte vs Grécia

Adversária do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo 2010, a Coreia do Norte empatou em 2 a 2 com a Grécia em jogo amistoso. O atacante Jong Tae-Se mostrou porque é chamado de Rooney asiático e marcou os dois de sua seleção.

FIFA coloca mais ingressos à venda

A FIFA informou em seu site que vai disponibilizar mais 160 mil ingressos para os jogos da Copa do Mundo da África do SUl. A carga extra faz parte de uma faixa de ingressos que a federação manteve reservada para convidados e tem entrada para todas as 64 partidas do Mundial, incluindo a final.

A entidade ainda não deu detalhes de como será a venda que deve iniciar ainda nesta semana.

África do Sul acerta mais um amistoso

A seleção do técnico Parreira acertou mais um amistoso antes da Copa do Mundo 2010. Será contra a Guatemala, na cidade de Polokwane, onde foi construído um estádio especialmente para o Mundial.

Na segunda-feira os Bafana Bafana, como é apelidada a seleção sul-africana, empataram em 1 a 1 com a Bulgária. Amanhã devem jogar contra a Colômbia e também já está confirmado o treino amistoso contra a Dinamarca no dia 5.

Ranking da FIFA

Nesta quarta-feira a FIFA fez a última atualização do ranking antes da Copa do Mundo 2010. O Brasil continua liderando o ranking seguido por Espanha e Portugal. Confira as posições atualizadas no ranking das 32 seleções que disputarão o Mundial 2010.

Curandeiros fazem sacrifício em estádio da Copa 2010

Curandeiros e bruxos sul-africanos fizeram uma cerimônia no Soccer City — estádio de Joanesburgo que vai receber a abertura e a final da Copa do Mundo 2010 — com rituais de cantos e danças e o sacrifício de um boi, morto a facadas na frente do estádio. De acordo com as agências de notícias, para a cultura tradicional sul-africana o ritual é uma invocação dos antepassados para avisar sobre o Mundial e pedir bênçãos para o torneio.

Amistoso: EUA vs República Tcheca

Sem tradição no futebol os norte-americanos perderam por 4 a 2 para os tchecos, que não participarão da Copa do Mundo 2010.

Maradona exige trono de R$2 mil

Após exigir video-game e sorvete na concentração da seleção argentina na África do Sul, Maradona surpreendeu mais uma vez ao exigir um modelo específico de privada para os banheiros que ele usará durante a Copa 2010. O "trono" do polêmico técnico argentino custa mais de 2 mil reais cada. O modelo tem spray de água com temperatura controlada e três níveis de velocidade e conta até com secador.

Amistoso: Paraguai vs Irlanda

Em amistoso contra a seleção da Irlanda, o Paraguai perdeu por 2 a 1. A seleção sul-americana estava insegura e pouco entrosada em campo, abrindo oportunidade para os irlandeses.

Kaká finalmente em campo

Após não aparecer na manhã desta terça-feira, Kaká finalmente treinou com o restante da equipe nesta tarde. O meia da seleção brasileira estava se recuperando de lesão e preocupou bastante a torcida brasileira. Kaká foi o primeiro a chegar em Curitiba, entretanto ficou sob cuidados do departamento médico e ainda não havia treinado com o restante do grupo.

Amistoso: Nigéria vs Arábia Saudita

A seleção da Nigéria não saiu do 0 a 0 em treino amistoso na Áustria, contra a Arábia Saudita. Os nigerianos vão estreiar na Copa do Mundo 2010 contra Argentina, no dia 12 de junho.

Amistoso: Camarões vs Geórgia

Sem sua principal estrela, o atacante Samuel Eto'o, a seleção de Camarões não conseguiu sair do 0 a 0 contra a seleção da Geórgia em amistoso preparatório para a Copa do Mundo 2010.

Camarões ainda deve fazer três amistosos antes de estreiar na Copa 2010. A seleção integra o grupo D, com Holanda, Dinamarca e Japão.

Julio Cesar se une ao grupo

Nesta terça-feira o goleiro Julio Cesar se apresentou em Curitiba para integrar o grupo de 20 jogadores que já estavam concentrados. Julio Cesar e seus dois companheiros de equipe, Maicon e Lúcio, disputaram a final da Liga dos Campeões no sábado e por isso foram liberados para se apresentarem com atraso.

Coreia do Norte insiste que vai para segunda fase

Após o atacante norte-coreano Jong Tae-se afirmar que faria gols em todas as partidas e chegaria à segunda fase, desta vez o técnico da Coreia do Norte é quem declarou que vai passar da fase de grupos.

Kaká ainda sem treinar

Uma ausência nos treinos desta manhã preocupou a torcida brasileira: Kaká não treinou junto com a equipe, que pela primeira vez fez trabalho com bolas.

França confirma lista dos 23

Com o corte de Lassana Diarra por motivos de saúde a seleção francesa, que estava concentrada com 24 jogadores, chegou aos 23 que irão para a África do Sul. O zagueiro William Gallas, que se recupera de lesão, foi mantido no grupo.

Desembarque na África

A FIFA divulgou as datas de desembarque na África do Sul das 31 seleções que irão ao país para disputar, junto com o anfitriã, a Copa do Mundo 2010. A delegação do Brasil será a segunda a chegar.

Amistoso: África do Sul vs Bulgária

A seleção sul-africana, comandada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, empatou em 1 a 1 com a Bulgária, em jogo amistoso nesta segunda-feira. Invictos nesta temporada sob o comando de Parreira, os Bafana Bafana — como são conhecidos — enfretaram uma seleção bem mais forte que as anteriores e o técnico brasileiro ficou satisfeito.

Torcida liberada em Curitiba

Pela primeira vez a torcida brasileira teve acesso mais próximo a seleção desde o início dos trabalhos em Curitiba. Na tarde desta segunda-feira o técnico Dunga cedeu aos pedidos e liberou o acesso da torcida ao treino em campo.

Amistoso: Inglaterra vs México

Com grande presença da torcida inglesa, a seleção do técnico Fabio Capello conquistou vitória de 3 a 1 contra a seleção do México. A presença de Wayne Rooney, que inclusive participou no segundo gol, alegrou a torcida e afastou a possibilidade dele ficar fora da Copa 2010.

Amistoso: Argentina vs Canadá

No seu último jogo antes da Copa do Mundo, a Argentina goleou o Canadá, dando à torcida, que compareceu e festejou, um ótimo presente de despedida.

Amistoso: Portugal vs Cabo Verde

Mesmo com o craque Cristiano Ronaldo em campo, Portugal decepcionou no amistoso desta segunda-feira contra Cabo Verde. A seleção portuguesa não mostrou um futebol inspirado e a partida não saiu do 0 a 0.

Clássico da Oceania: Austrália vs Nova Zelândia

Em amistoso preparativo para a Copa 2010, a seleção australiana enfrentou o time da Nova Zelândia nesta segunda-feira. No clássico da Oceania, a equipe neo-zelandesa saiu na frente, mas os australianos empataram e aos 49 do segundo tempo conseguiram virar o placar.

Espanha é a última a reunir equipe

Iniciando a concentração apenas nesta segunda-feira, a Espanha é a última das 32 seleções que disputarão a Copa da África a reunir os jogadores para iniciar os treinamentos para o Mundial.

Luis Fabiano já está treinando com equipe

Luis Fabiano, que juntamente com Kaká foi poupado do treino físico no gramado molhado ontem, hoje foi visto treinando junto com a equipe.

Amistoso: Coreia do Sul vs Japão

Em amistoso disputado em Saitama, no Japão, a seleção da casa perdeu de 2 a 0 para a seleção da Coreia do Sul. O primeiro gol saiu por volta dos 6 minutos do primeiro tempo, com Park Ji-Sung, jogador do Manchester United. O segundo veio no final do segundo tempo, por pênalti cobrado por Park Chu-Young, jogador do Monaco.

As duas seleções asiáticas participam da Copa do Mundo 2010. A Coreia do Sul pelo Grupo B, com Argentina, Grécia e Nigéria. E o Japão pelo Grupo E, com Camarões, Dinamarca e Holanda.

10 melhores jogadores das Copas do Mundo

O periódico britânico The Times publicou uma polêmica lista com os dez melhores jogadores das Copas do Mundo. A lista, que não traz um brasileiro no topo, considera as atuações dos jogadores de futebol nas disputas do Mundial.

Confira quem são os dez:

FIFA impede encontro entre seleção inglesa e árbitro

A FIFA impediu que o técnico Fabio Capello arranjasse um encontro entre a seleção inglesa e o árbitro Howard Webb — escalado para Copa de 2010. A intenção de Capello era realizar o encontro na concentração inglesa para que Webb apresentasse as novas regras e regulamentações do futebol para os convocados.

Messi assusta argentinos, mas já está bem

Em um treino da seleção argentina ontem, sexta-feira, o craque Lionel Messi saiu do gramado direto para o departamento médico. Messi teria sido atingido por Mascherano e sentiu o joelho.

Norte-coreano quer passar para a segunda fase

O atacante norte-coreano Jong Tae-Se, que joga no Kawasaki Frontale do Japão, espera surpreender na Copa do Mundo. Apelidado de "Wayne Rooney asiático", o jogador de 26 anos quer marcar em todas as partidas, inclusive contra o Brasil.

Maradona exige vídeo-game e sauna na concentração

A seleção argentina teria pago caro para ficar concentrada na Universidade de Pretória na África do Sul. Mas o técnico Maradona está aproveitando e fez exigências não tão comuns: vídeo-games e saunas.

Sem Rooney não dá para Inglaterra

A opinião do ex-técnico da seleção inglesa, Kevin Keegan, é que se o atacante Wayne Rooney não se recuperar da lesão na virilha a equipe inglesa não tem nenhuma chance de ganhar a Copa do Mundo.

Argentina já está treinando para a Copa

A seleção argentina já iniciou os treinamentos para a Copa do Mundo nessa quinta-feira. Segundo o técnico Diego Maradona o grupo está com muita gana e já começou a "jogar o mundial".

No próximo domingo Maradona concederá uma entrevista coletiva. A Argentina se concentrará em Pretória e seu primeiro jogo será contra a seleção da Nigéria no dia 12 de junho.

CBF divulga agenda pré-África do Sul

A CBF divulgou hoje a programação da seleção brasileira até o embarque para a África do Sul. Antes de viajar rumo ao continente africano a delegação fará escala em Brasília, onde se encontrarão com o presidente da República.

Kaká é o primeiro jogador na concentração do Brasil

O meia Kaká desembarcou em Curitiba no início da tarde desta quinta-feira. Dos 23 convocados por Dunga, Kaká foi o primeiro a chegar no Centro de Treinamentos do Atlético-PR, onde a seleção se concentrará antes de viajar para a África do Sul.

Para Deco a seleção portuguesa tem capacidade para sonhar com o título

Sobre a seleção de Portugal para a Copa de 2010, o meia Deco afirmou "acho que temos capacidade para, ao menos, sonhar com o título".

Lista de convocação da seleção espanhola

O técnico espanhol Vicente Del Bosque definiu os 23 jogadores que defenderão a Espanha na Copa 2010. As principais surpresas na lista ficaram por conta do jovem atacante do Barcelona, Pedro Rodrigez, e o o goleiro Victor Valdés, também do Barça. Marcos Senna ficou fora.

Ranking das seleções da Copa 2010

Dentre as 32 seleções que participarão da Copa do Mundo 2010, o Brasil se encontra em primeiro no ranking da FIFA. O país voltou ao topo recentemente destronando a Espanha que ficou no topo do ranking por 5 meses e agora é a segunda.

Maradona define convocação da Argentina

O técnico argentino Diego Maradona divulgou nesta quarta-feira, 19, a lista de convocados da seleção argentina com os 23 jogadores que disputarão a Copa do Mundo 2010. Assim como na pré-lista, é destaque o número de atacantes argentinos convocados.

Taffarel de volta na seleção

O goleiro do tetracampeonato da Copa de 1994 está de volta na seleção. Taffarel foi convidado por Dunga para ser olheiro da seleção brasileira durante a Copa de 2010, na África do Sul.

Ônibus das seleções da Copa 2010

Já estão na África do Sul os 32 ônibus que vão transportar as delegações dos países que participarão da Copa do Mundo de 2010. Cada veículo traz uma pintura diferente, refletindo as cores e as bandeiras de cada país, além de uma frase que foi escolhida pelos torcedores.

Drogba indicado ao Golden Foot

O atacante do Chelsea, Didier Drogba, foi indicado a edição deste ano do prêmio Golden Foot. Drogba é jogador da seleção da Costa do Marfim, adversária da seleção brasileira.

Amistoso África do Sul X Tailândia

Inaugurando o estádio Mbombela, em Nelspruit, a seleção da África do Sul, localmente conhecida como Bafana Bafana, venceu a Tailândia por 4 x 0 em clima de Copa do Mundo.

Amistoso: Coreia do Norte vs Paraguai

Em amistoso contra o Paraguai a Coreia do Norte perdeu por 1 a 0. Estes jogos-treino da seleção norte-coreana são muito importantes para o Brasil conhecer melhor o que enfrentará na Copa do Mundo 2010. Apesar da Coreia do Norte ser considerada a pior equipe entre as 32 que vão disputar o mundial, nós temos poucas informações sobre o futebol do país mais fechado do mundo.

Coréia do Norte contrata torcedores

Dizem que na China se falsifica de tudo. E não é que para esta Copa do Mundo de 2010 até torcedores falsos sairão do país.

A Coréia do Norte, adversária do Brasil no grupo G, é considerada a nação mais fechada do mundo. Seus habitantes vivem de acordo com a ditadura de um governo autoritário e não podem deixar o território. Por causa disso, a seleção norte-coreana ficaria sem torcida no mundial.

"Dunga errou ao deixar Ronaldinho de fora"

"Dunga errou ao deixar Ronaldinho Gaúcho fora da Copa", é o que pensa Danny Jordaan, diretor executivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo. Vi essa notícia hoje no britânico The Guardian e fiquei pensando que muitos brasileiros devem concordar com esse cara, mas será que o motivo é o mesmo?

90 por cento dos ingressos vendidos

Faltando um mês para o início do torneio, o Comitê Organizador da Copa da África do Sul divulgou que 90% dos mais de 3 milhões de ingressos disponibilizados foram vendidos pela FIFA.

Pré-lista do Chile, Maldonado fora

Foi anunciado nesta terça-feira, 11 de maio, a pré-lista de convocados pelo técnico Marcelo Bielsa para a seleção do Chile.

Assim como a lista de Maradona, não foi definido os 23 que irão para a Copa do Mundo. De qualquer forma, o jogador do Flamengo, Maldonado, ficou de fora.

Maradona divulga pré-lista

O técnico argentino, Diego Maradona, divulgou a lista dos 30 jogadores convocados para a seleção que disputará a Copa do Mundo. Diferente de Dunga, Maradona não definiu os sete jogadores que estão na lista de espera.

Alguns jogadores importantes ficaram de fora: Javier Zanetti e Esteban Cambiasso, do Inter de Milão, e Gago, do Real Madrid.

O que é a lista de reservas?

A FIFA definiu duas datas para entrega das listas de jogadores que participarão do mundial: 11 de maio e 1º de junho de 2010. A primeira lista deve conter 30 nomes e a segunda, filtrada da primeira, deve ter os nomes dos 23 jogadores que disputarão a Copa do Mundo.

Convocados Seleção Brasileira

Foi divulgado hoje, 11 de maio, a lista de jogadores convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010. Conforme muitos já esperavam, Dunga não cedeu aos apelos da torcida e deixou de fora Ganso e Neymar. Ronaldinho Gaúcho, que tem jogado bem nesta temporada, também não foi convocado.

As novidades ficaram por conta de Adriano e Victor (goleiro do Grêmio) que ficaram de fora da lista. No lugar de Adriano, Dunga convocou Grafite.

Taça da Copa do Mundo recepcionada por Nelson Mandela na África do Sul

Hoje, 6 de maio, o ex-presidente da África do Sul, ícone mundial, Nelson Mandela, recepcionou em Johannesburg a taça da Copa do Mundo de Futebol.

Madiba, como é frequentemente chamado em seu país, foi um dos principais incentivadores da Copa do Mundo na África do Sul.

7 mulheres de jogadores posam só de camisa e meião

Está chegando mais uma Copa do Mundo e para homenagear os países que já conquistaram o almejado título mundial a grife esportiva Umbro lançou uma coleção de camisas bem legais. Entretanto, mais comentado que as camisas, as modelos convidadas para a campanha é que receberam todos os holofotes.

Inspirada por um anúncio feito na década de 1960 pela marca, a Umbro resolveu convidar 7 lindas modelos, todas mulheres de jogadores de futebol, uma de cada país campeão, para posar só de camisa e meião. Confira o resultado.

Umbro lança coleção de camisas em homenagem às seleções campeãs do mundo

A grife esportiva inglesa, Umbro, lançou uma coleção de camisas criadas em homenagem às sete seleções que já conquistaram o maior torneio do futebol mundial: a Copa do Mundo.

A coleção recebeu o nome de World Champions Collection e cada camisa traz um desenho diferente. Renomados artistas dos países em questão foram convocados para criar as estampas, sendo que cada uma reflete um pouco da cultura e da história do respectivo país e foi inspirada nos títulos mundiais conquistados.

Trabalhadores ganham ingressos para a Copa da África

Nesta segunda-feira, 3 de maio, em um evento em Johannesburg, 27.000 trabalhadores que construíram (ou reformaram) os 10 estádios da Copa da África do Sul receberam simbolicamente ingressos para assistir a jogos do mundial.

Estádios da Copa 2010 – África do Sul

Os jogos da Copa 2010 serão disputados em 10 estádios espalhados por 9 cidades-sede. Ao todo serão 64 partidas disputadas nos estádios que juntos têm capacidade para acomodar mais de 570 mil torcedores.

Confira todos os estádios da Copa da África do Sul:

Zakumi, o Mascote da Copa de 2010

O mascote da Copa 2010 se chama Zakumi e é a representação de um leopardo.

Zakumi origina da combinação das palavras ZA + KUMI. ZA é a sigla que abrevia África do Sul (Zuid-Afrika em neerlandês, atualmente Suid-Afrika no idioma africâner). E KUMI signifa 10 em vários dialetos africanos. Portanto o nome Zakumi significa literalmente África do Sul 2010.

Jabulani: Bola Oficial da Copa do Mundo 2010

No evento de sorteio dos grupos da Copa, em 4 de dezembro de 2009 na Cidade do Cabo, a bela atriz sul-africana Charlize Theron apresentou ao mundo Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Grupos da Copa 2010

No dia 4 de dezembro de 2009 a FIFA realizou na Cidade do Cabo o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2010 na África do Sul.

Confira a lista dos países em cada grupo:

Cidades-sede da Copa do Mundo 2010

Sempre que um país é escolhido para sediar a Copa do Mundo algumas cidades são definidas como subsedes do torneio. Essas cidades-sede da Copa apresentam seus projetos de estádios e infraestrutura para receber o mundial e de acordo com isso a FIFA distribui os jogos do torneio entre elas.

Na África do Sul, que sedia a Copa de 2010, as cidades-sede são:

Copa do Mundo 2010: a Copa da África

Em 2010 ocorre a 19ª edição do maior evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo de Futebol. O torneio de futebol masculino, organizado a cada quatro anos pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), ocorrerá pela primeira vez no continente africano. Entre 11 de junho e 11 de julho a África do Sul sediará a maior festa do futebol mundial.